quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Como tirar o visto D para a Áustria

O visto D é um visto que permite a permanência na Áustria por um período de 3 a 6 meses. Ele deve obrigatoriamente ser tirado na Embaixada da Áustria no Brasil, em Brasília.

Depois de ter toda a documentação organizada, basta enviar um e-mail para a Embaixada, pedindo uma data para agendamento. Em geral, indo à Embaixada de manhã o visto está pronto no fim do dia, mas eles sugerem ficar pelo menos 2 dias em Brasília para evitar problemas.

E-mail da Embaixada em Brasília: brasilia-ob@bmeia.gv.at

Quais as condições para se tirar o visto D?

  • Estudo em escola ou universidade
  • Estudo de alemão
  • Viagens de negócios/treinamentos
  • Visitas particulares
Vale ressaltar que para todas essas situações, deve-se poder comprovar duração superior aos 3 meses. Se não, o visto de turista seria suficiente.


Documentos/requerimentos para tirar o visto D
(tudo que você precisa levar no dia da sua entrevista em Brasília)

1 - Comprovar a razão da viagem

  • Se visita familiar: carta convite
  • Se estudo de alemão: comprovante de inscrição no curso de alemão.


2 - Comprovar residência
- Você precisa apresentar o Medelzettel (comprovante de residência), um documento (RG ou passaporte) e uma carta, da pessoa que irá te hospedar na Áustria,

3 - Comprovar meios de subsistência (dinheiro)Você precisar comprovar ter condições financeiras de viver no período do seu visto na Áustria sem trabalhar.
O que eu apresentei:

  • Uma carta do meu pai, com os seus holerites e uma cópia do meu cartão de crédito ligado ao dele, dizendo que ele iria disponibilizar um valor x por mês (em português)
  • Print da minha conta bancária e do meu dinheiro disponível em conta corrente e poupança.
  • Carta do meu namorado, dizendo que não precisaria pagar nenhum custo de moradia durante o período (em alemão)
Possivelmente, não precisa disso tudo, mas eu preferi chegar com todas as justificativas possíveis para não ter problema.


4 - Apresentar passagem de ida e volta, e seguro de saúde cobrindo todo o período.
Você precisa levar a passagem comprada para as datas corretas de ida e volta, além do seguro saúde.

5 - O  Passaporte
Seu passaporte deverá ter uma validade mínima de 3 meses a partir da do fim do seu visto.

6 - Fotos padrão europeu
Eu tinha feito essa foto ainda aqui na Europa. Não sei onde fazer no Brasil. Aparentemente tem um local próximo a Embaixada em Brasília que faz, mas não tenho o endereço.

7 - O formulário de requerimento do visto
O formulário deve ser levado preenchido e assinado.
Ele está disponível para download aqui.


Em linhas gerais, é isso! Se alguém tiver mais informações, deixe nos comentários.

Importante: O visto D não permite trabalho.

Abaixo, a cópia das informações que eu recebi da Embaixada quando solicitei informações.




15 comentários:

  1. Eu só consigo o visto se for em BRASILIA ? não consigo tirar aqui no Rio de janeiro ?
    Meu namorado pode se responsabilizar por minha estadia e gastos ?


    Por favor responda quandp possivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly.
      Já te respondi pelo Facebook, mas sim, o Visto D é retirado única e exclusivamente em Brasília

      Excluir
  2. Natalie, boa tarde. Estou com inumeras duvidas a respeito do visto... quero solicitar o visto para estudar alemão, no caso para cursar ate o intermediario e necessario mais de 6 meses, neste caso como faz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle.
      Eu consegui uma carta do ministério de relações exteriores me autorizando a ficar mais 3 meses enquanto turista, depois de vencido meu visto D.
      Mas isso não é uma regra geral, mas uma interpretação da lei pelo governo austríaco. Meu então namorado (agora marido), telefonou e enviou toda a documentação. Porque lá precisa ser em alemão mesmo.
      Dá pra arriscar, mas não garantir isso.

      Excluir
    2. Oi Natalie, tenho outras duvidas tbm.... tem.algum email ou.contato para conversarmos melhor. Meu namorado tbm e austriaco e por isso to indo tirar esse visto.

      Excluir
    3. Oi Danielle. Pode me enviar uma mensagem pelo formulário.
      http://nmrios.wixsite.com/natalie#!contact/czpl

      Excluir
  3. Natalie, eu não posso ir com o visto de turismo e tirar o visto do curso de alemão na Austria ? Na Alemanha isso já é possível.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa.
      Você só consegue o visto D no Brasil, não há exceção pra isso.
      Caso você se inscreva enquanto aluna regular, e possa aplicar pra visto de estudante, aí sim não só pode como deve fazer a residência na Áustria. Mas aí não é o visto em si, e sim o pedido de residência.

      Se você vem apenas estudar alemão sem vínculo acadêmico com uma universidade, precisa ser o Visto D ou algum outro, mas não será residência de estudante.

      Excluir
  4. Olá, estou planejando estudar alemão na Áustria, o curso tem duração de 78 dias, nesse caso você sabe me dizer se eu precisaria do Visto D ou aquela regra dos 90 dias para turistas pode valer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Se você não passar dos 90 dias na área Schengen, o visto de turista é suficiente.

      Excluir
  5. Olá Natalie, bom dia! Tudo bem? Eu irei dar em entrada no meu visto D para ir estudar alemão na Áustria em Setembro durante 6 meses. O meu namorado que mora lá, irá até a políciaa federal na Áustria fazer um EVE dizendo que irá se responsabilizar pelos meus gastos, inclusive a moradia. Quando você apresentou o seu extrato bancário, exigiram alguma quantia mínima?Aguardo o retorno. :))

    ResponderExcluir
  6. Desculpe, mas eu não disse o meu nome...me chamo Olan :) E você poderia contar como foi a entrevista no consulado? Aqui em São Paulo tem uma terceirizada que envia os pedidos para o Consulado em Brasília. Eu irei fazer o pedido nesse lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Eu não presto consultoria por esse blog. Fiz o meu visto em Brasília, não tem entrevista, só apresentar a papelada na setor consular.

      Excluir
  7. Obrigado pelo retorno! Se foi simples assim, tá ótimo! :)

    ResponderExcluir
  8. Oie, o visto D sai rápido assim? Eu recebi a bolsa de estudos e tudo aconteceu muito rápido e a minha viagem vai ser agora em janeiro. Mas eu vou ficar só uns 4 meses. Então deve ser o visto D. Mas eu estou com medo de não dar tempo.

    ResponderExcluir